O problema das dietas sem acompanhamento profissional

Nutricionistas orientam sobre o que é preciso para uma dieta adequada

É perceptível o sucesso das dietas divulgadas por toda a Internet, onde existe um culto a “vida saudável” e a “boa forma”. A nutricionista Maria Lidiane Ferreira reflete sobre a obsessão do dito ‘corpo perfeito’.

“Existe uma grande preocupação com a estética corporal, no qual o perfil ideal de beleza corporal para muitos está em ser magro. Isso faz com que as pessoas busquem dietas que trazem consigo a garantia de efeito rápido, quase instantâneo, aqui entra a influência da mídia e das redes sociais, que propagam tais dietas e as tornam cada vez mais conhecidas por seus falsos “efeitos milagrosos”. Infelizmente, as maiorias das pessoas que se submetem a uma dieta da moda não estão preocupadas em ter um corpo saudável, mas sim um corpo magro como a do famoso ou da pessoa que pegou como referência de beleza corporal”.

O profissional de nutrição, João Paulo Rios, alerta aos riscos causados por essa prática. “Um indivíduo que decide fazer uma dieta por conta própria, não consegue calcular/estimar suas necessidades calóricas, e quantidade de macro e micronutrientes. Nestes casos, há exclusão de alguns nutrientes que não deveriam está ausente em seu plano alimentar. O resultado disso é uma pessoa que não consegue chegar aos seus objetivos. Quando os alcança, não fora através de uma estratégia ideal e saudável. Ou seja, realizando restrições proteico-calórica, refletindo em déficit calórico e carências nutricionais”. “Outra consequência de dietas sem acompanhamento é o famoso “Efeito sanfona”, ou seja, a perda de peso e sua recuperação logo depois, isso acontece porque sem a adequada orientação nutricional o indivíduo não sabe como manter o peso. Isso pode ainda desregular o metabolismo, dificultando desta forma a perda de peso posteriormente”, complementa Maria Ferreira.

Plano alimentar

“Para se elaborar um plano alimentar, o nutricionista (o único profissional regulamentado a prescrever planos alimentares e suplementos alimentares) precisa calcular as necessidades calóricas do paciente, levando em consideração: peso, idade, sexo, altura, atividade física diária (atividades rotineiras e esportivas, se houver). Para determinar a composição corporal antes e após o acompanhamento, o profissional deve registrar as circunferências (perimetria), dobras cutâneas com o uso de um Adipômetro ou Ultrassom (este último mais fidedigno, pois é realizado um escaneamento corporal que gera imagens, permitindo ver à espessura da camada de gordura), ou usando uma bioimpedância (equipamento que reproduz a composição corporal do paciente, contudo, há restrições ao paciente antes da realização deste procedimento, onde a quantidade de água corporal e ingerida, podem alterar o resultado real do exame)”, esclarece Rios.

Suplementação para quem está começando a vida ativa

Tudo o que você saber sobre os suplementos alimentares antes de começar a usá-los

Segundo o nutricionista esportivo, João Paulo Rios, os suplementos alimentares são produtos constituídos principalmente por fontes concentradas de substâncias tais como vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (gorduras), carboidratos. A partir de sua composição, podem apresentar efeitos nutricionais, metabólicos e/ou fisiológicos. Sheldon Silva, gerente da Empório dos Suplementos, dá algumas dicas dos melhores produtos para iniciar o consumo e de como fazer.

“O objetivo de cada pessoa é o que irá definir os principais suplementos que devem ser consumidos. Os que buscam o ganho de massa muscular, em pouco tempo, devem fazer uso das hipercalóricas (suplemento de alto volume de macronutrientes), duas vezes ao dia combinado com albumina (proteína da clara do ovo) ou Whey (proteína do soro do leite) encontradas nas formas, concentradas, isoladas, hidrolisadas e micronizadas, BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), esses são básicos. A quantidade de cada um deles deve ser calculada de acordo com o peso corporal, em uma avaliação deve ser levado em conta, o peso de cada composição corporal como: ossos, músculos, órgãos e claro gordura. A quantidade de calorias consumida em repouso durante as 24 horas do dia.

Para João Paulo Rios, não há uma regra geral para o uso, ou não uso destes produtos. “Por exemplo, os suplementos alimentares podem e são usados em diferentes ocasiões, podendo ser consumidos por pessoas com patologias associadas à alimentação, patologias inatas ou adquiridas e até mesmo auxiliando em antes ou depois de uma operação. Há situações individuais que devem ser analisadas por um nutricionista, para determinar qual a estratégia viável a ser aplicada. A alimentação não deve ser uma segunda opção frente à suplementação, a suplementação que deve ser uma alternativa”

Consumo sem exercícios
Os suplementos alimentares são bastante ligados a exercícios físicos. Porém, de acordo com o nutricionista João Paulo, eles podem ser usado mesmo que o indivíduo não esteja em ativo. “Por vezes, para auxiliar em alguma carência ou distúrbio nutricional podemos associar ao uso destes produtos, assim como no emagrecimento, no ganho de massa muscular, no ganho de condicionamento e performance”, reforça o nutricionista.

Tire as suas maiores dúvidas sobre o crossfit

CrossFit Canideos responde a questões como: restrições sobre a prática, os principais benefícios e os cuidados especiais

A atividade que se tornou bastante popular nos últimos anos. Consequentemente, diversas informações confusas circulam sobre a prática, por isso, Rodrigo Cunha, couch da CrossFit Canideos esclarece as principais dúvidas sobre o assunto:

Existe alguma restrição para a prática do crossfit?

O crossfit, assim como qualquer outra modalidade, utiliza várias maneiras de iniciar o aluno/atleta dentro da metodologia. Utilizamos diversas ferramentas e implementos, como também técnicas para adaptar qualquer movimento ou até mesmo o treino, sempre pensando na segurança do aluno/atleta.

Como é uma aula típica da modalidade?

Geralmente uma aula de crossfit é dividida em quatro fases:

1) Alongamento e Mobilidade: nesse momento, preparamos os alunos para o aquecimento, melhorando a mobilidade das articulações, que serão exigidas no treino e dessa maneira evitando futuras lesões.
2) Aquecimento: é uma das partes mais importantes do treino. Ela tem como objetivo preparar o corpo para uma carga de movimentos mais intensos e com sobrecarga elevada.
3) Técnica e Força: o principal objetivo é o incremento de força nos movimentos básicos como Agachamentos e Puxadas e Empurradas. Também ensinamos e melhoramos as técnicas mais complexas da modalidade, como os movimentos de levantamento olímpico e também os movimentos ginásticos.
4) WOD (Treino do dia): É a parte principal do treino onde os alunos/atletas são levados à sua máxima intensidade. Nessa etapa, realiza-se uma tarefa pré-determinada ou o máximo de repetições em um tempo estabelecido. 

Quais são os principais benefícios? 

Tentamos melhorar todas as valências físicas, como: força, resistência, flexibilidade, agilidade, precisão, condicionamento cardiorrespiratório. É claro que outros aspectos são melhorados e que não são valências físicas, como a autoestima. Muitos alunos mudam o seu humor, e a rotina diária por conseguir ou voltar a fazer coisas que até então não conseguiam, assim podemos dizer que o crossfit melhora a condição de vida das pessoas no dia a dia. 

Crossfit é melhor que musculação?

Nem melhor e nem pior. O crossfit é uma modalidade bem diferente da musculação. Temos como maior objetivo transformar pessoas, melhorando a sua condição na vida diária. Já na musculação possui um caráter mais estético.
Existe algum cuidado especial para a prática da modalidade? Qual?

É necessário que o praticante tenha uma alimentação adequada, tendo em vista que, o modelo de treino exige uma demanda energética muito alta. Podemos pontuar também que qualquer modalidade que utiliza cargas externas, faz-se necessários alguns cuidados. Levando isso em conta, utilizamos alguns acessórios para segurança do praticante, como: munhequeiras, joelheiras, cintos de estabilização. No geral, o mais importante é respeitar os limites do próprio corpo e sempre escutar o couch, ele saberá a maneira mais segura e adequada para evolução do aluno. 

Serviço

Av. Gomes de Matos, 1467
Montese
986659895
@crossfitcanideos

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