Hábitos diários que ajudam no bem-estar e aparência

A colunista Roberta Fontelles Philomeno passa algumas dicas simples e primordiais para o cuidado da saúde da pele e dos cabelos

Por Alice Falcão

Estar bem de saúde e com uma boa imagem é algo que quase todos buscam. A colunista do O POVO Roberta Fontelles Philomeno parte da premissa que para alcançar isso não há necessidade de grandes esforços e gastos exorbitantes de dinheiro. “A alimentação está em primeiro lugar. Se você buscar comer alimentos ricos em fibras, beber dois litros de água por dia, dormir no tempo necessário para descansar o seu corpo, podendo ser entre oito e dez horas. Além disso, faça exercícios físicos, sugiro, no mínimo, uma caminhada de meia hora”, afirma Roberta.

Limpeza e hidratação

Hábitos frequentes com a pele são necessários para mantê-la em boas condições. “Para a pele, limpeza é primordial. Você deve ter um esfoliante bacana para o corpo e rosto, usá-los duas vezes por semana. Também faça uma limpeza na pele regularmente”.

Se você não possui um esfoliante ou não quer ter que comprar um, Roberta passa uma receita de um esfoliante vegano muito prática. “Misture café, cacau orgânico e duas colheres de óleo de coco extra virgem. Após isso, ele se tornará uma papinha e, então, aplique bem a mistura com uma massagem no rosto e no corpo, duas vezes na semana”.

A colunista complementa com a segunda parte mais importante do seu cuidado diário. “Após a limpeza, priorize a hidratação. Muitas pessoas tentam fugir dessa etapa, porque não gostam da sensação de creme na pele. Mas existe a opção de usar hidratante próprio para o banho ou na versão spray. É importante frisar o uso constante e que passe em todo o corpo”.

Cabelo

Outro grande foco é o cabelo. Roberta Fontelles Philomeno frisa que é muito importante cuidar diariamente. “Penteie bastante para fortalecer o cabelo, ativar a circulação e estimular o crescimento. Você deve lavar os cabelos todos os dias, lave com firmeza para sair toda a sujeira e oleosidade. Se não fizer uma boa lavagem, o sebo pode entupir o folículo piloso - onde nasce o cabelo -, e isso causa a queda. Além disso, a oleosidade sai do cabelo para a pele, resultando no aumento da acne.”

Em relação ao uso de produtos no cabelo, a colunista recomenda o uso de dois xampus. Um para o couro cabeludo e outro para os frios. O condicionador é para o meio e as pontas com a finalidade de fechar a cutícula que foi aberta na lavagem.

Cosméticos ajudam ou atrapalham?

Saiba quais são os pontos que você deve ficar atento ao comprar um cosmético

Por Alice Falcão

Segundo o dermatologista Roberto Neves, os cosméticos podem atuar na prevenção de manchas, do envelhecimento precoce e até cânceres de pele. Podem livrar a pele de oleosidade e acne, evitar e corrigir rugas, hidratar e tornar menos perceptíveis os efeitos do tempo na pele. Mas para que isso aconteça você precisa comprar o produto certo. “O consumidor deve estar atento ao selecionar os cosméticos dando preferência aos hipoalergênicos - menor potencial alérgico - e aos não comedogênicos - não obstruem os poros -, especificações que devem constar nas embalagens”, explica a dermatologista Fabíola Ramos.

No entanto, existem casos de que o cosmético terá uma reação negativa na pele. De acordo com Fabíola, os sintomas mais comuns são como prurido - coceira -, descamação, vermelhidão e ardor são sinais de alerta de possíveis alergias a esses produtos. Se for aparecer algum desses indícios, procure um profissional especializado.

Maquiagem

Muito se fala sobre os malefícios de usar maquiagem, porém não é algo tão terrível quanto parece. A médica dermatologista esclarece: “as maquiagens ajudam a disfarçar pequenas imperfeições como manchas e cicatrizes. Algumas são enriquecidas de vitamina como C e E que melhoram a hidratação da pele, mas é importante destacar que não são produtos de tratamento”.

 

Capa Flip

Saúde & Beleza

Acesse a versão impressa.

Quer Anunciar?

Anunciar pelo site ANUNCIAR

ou

Por telefone 85 3254.1010