Especial máquinas & equipamentos

Foco no conforto e na segurança

Equipamentos climatizados e com operações automatizadas garantem mais segurança ao trabalhador e, ainda, aumentam a produtividade na obra

Por Gabriela Custódio

Segundo informações do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe-CE), atualmente, alguns dos focos das empresas mundiais fabricantes de maquinário são a saúde e a segurança do trabalhador. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para isso, é necessário promover o bem-estar social, mental e físico aos trabalhadores. “Hoje, quando se fala em acidente de trabalho em obras [no setor da construção pesada], é em função de imprudência e não mais pela operação de equipamentos”, explica Dinalvo Diniz, presidente do Sinconpe-CE.

No ramo da construção pesada, um dos exemplos de avanços em tecnologia citados por Diniz é a motoniveladora. Empregada em obras de construção civil de ampla escala, a máquina, convencionalmente controlada pelo operador por meio de cinco alavancas mecânicas, atualmente é equipada com joysticks que reduzem a movimentação das mãos e dos pulsos. A automatização aumenta o espaço interno da cabine, proporciona mais eficiência na produção e conforto ao operador. “Essa máquina, hoje, é cabinada, tem ar condicionado e vidro verde temperado. O funcionário tem outra condição de trabalho”, acrescenta Diniz.

Saiba mais: Além da motoniveladora, outras máquinas da construção pesada são equipadas com joystick. É o caso das retroescavadeiras, escavadeiras, pás-carregadeiras e tratores de esteira.

Ganhos para o meio ambiente

Além do aumento da velocidade e da produtividade nas obras, um dos cuidados dos fabricantes de maquinário pesado tem sido atender, cada vez mais, às normas ambientais

Por Gabriela Custódio

Nos dias de hoje, não basta se preocupar com rapidez e produtividade nas obras. Cada vez mais, os agentes do segmento estão atentos aos cuidados para diminuir a emissão de poluentes. “Os fabricantes de máquinas estão em constante aperfeiçoamento de equipamentos visando maior economia de combustível, diminuição de gases na atmosfera e menor consumo”, afirma Dinalvo Diniz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe-CE).

“As obras que executamos têm aplicação intensiva de equipamentos fabricados, quase que na sua totalidade, por empresas multinacionais que sempre procuram aperfeiçoar e desenvolver novos equipamentos”, afirma. Segundo o presidente, duas dessas máquinas que começaram a ser utilizadas no mercado cearense há três anos são a fresadora e a recicladora de pavimentos. Os restos de pavimento, que antes eram descartados de forma correta - mas ainda assim com impacto ambiental -, hoje são reaproveitados. Outra vantagem da recicladora é que, nas obras em que ela não era utilizada, ao se reestabilizar uma base ou tratar um solo, havia grande demanda de água. “Com o uso da recicladora, o uso dessa água diminui em 70%”, afirma Diniz.

Fresagem e reciclagemEtapa de corte de uma ou mais camadas de pavimento asfáltico realizada por uma fresadora. A fresagem também é realizada na remoção de pavimentos betuminosos em pontes e outras obras, além de ser uma etapa preliminar à reciclagem do pavimento. Esta última etapa consiste em reutilizar materiais existentes e aplicá-los em nova camada, com adição de ligante - como cimento ou emulsão betuminosa.

Tecnologia e qualificação no setor têxtil

Mesmo em um período de dificuldades econômicas, a indústria têxtil cearense seguiu investindo em tecnologia de maquinário e qualificação

Por Sabryna Esmeraldo

A indústria têxtil figurava como a segunda que mais crescia no Ceará em 2013. Nos anos seguintes, porém, conforme dados do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil), o setor foi o primeiro a sofrer os impactos da falta de uma política de desenvolvimento industrial no País, a entrada de produtos da Ásia e a subida do dólar. Mas, segundo Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente da FCEM, empresa brasileira especializada na promoção e organização de feiras e eventos, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, a indústria têxtil cearense apresentou uma incrível evolução em termos de maquinário e qualificação nos últimos dez anos.

“Fazemos a Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil - desde 2007, e existe realmente um trabalho muito forte do empresário cearense em visualizar as tecnologias. Vários empresários do Ceará estiveram presentes em feiras internacionais. Isso é importante. Hoje, você compete com o mundo inteiro. É preciso que ter um parque industrial de qualidade.”

De acordo com Kelly Whitehurst, presidente do Sinditêxtil, o Ceará destaca-se nacionalmente por reunir as indústrias com maior produção de fiação, denim e bojo do Brasil. Já Pompeo cita também as roupas de praia, que, entre outros produtos, proporcionam ao setor reconhecimento nacional e internacional. Para o futuro, a curto prazo, Kelly explica que a expectativa é manter os empregos atuais e fortalecer as indústrias para uma maior competitividade. "Por isso, estrategicamente, os três Sindicatos Têxtil e de Confecções do Ceará integram seu planejamento, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e realizarão a segunda edição da Feira Internacional de Negócios de Moda - Feira Ceará Moda Contemporânea, que reunirá as marcas de confecções do Ceará e trará compradores nacionais e internacionais de moda", destaca a presidente. A Feira será em agosto no Centro de Eventos do Ceará.

Tudo o que precisa saber antes de comprar a primeira máquina de costura

Conheça os tipos e as máquinas ideias para começar a sua própria confecção em casa

Por Alice Falcão

Se você tiver a pretensão de começar uma confecção ou apenas irá fazer uns ajustes em roupas para atividades particulares, então precisa saber com que máquina deve iniciar. O executivo da especialista em máquinas de costura, Casa Almeida, Rogério Ghirardello, indica que os melhores tipos aparelhos para iniciantes em confecções são as retas, galoneira e overloque. Confira abaixo as especificações desses tipos:

As retas São umas das mais comuns. Como esta, há diversos aparelhos que possuem a costura para pregas, artesanato e customização roupas.

A overloque Além de costurar, faz cortes e acabamentos de roupas para aumentar a sua durabilidade. Utiliza-se normalmente para lingeries, moda praia, camisetas e tecidos pesados como tapetes, toalhas, moletons, calças jeans.

A galoneira É comumente usada para tecidos mais delicados. Na confecção de bainhas, malhas, viés e costuras artesanais.

Veja alguns modelos

Para escolher a melhor máquina no uso doméstico, Antônio Castro, gestor de vendas do Feirão das Máquinas, comenta que deve saber com que tipos de materiais irá trabalhar e se haverá complementos específicos. Por isso, veja abaixo algumas máquinas que podem ser uma boa escolha:

Singer Facilita 2818

Singer Facilita 2818

Na faixa de 800 a 1000 reais, é bastante elogiada pelos usuários por ter pontos firmes e costurar com tecidos grossos sem dificuldade. Ela possui três posições de agulha, e comprimento e largura ajustável de ponto.

Elgin - Genius JX-4000

Elgin - Genius JX-4000

Com 14 pontos e caseador automático, ela contém o braço livre para facilitar nas costuras turbulentas. Ela é bastante reconhecida pelo seu design e custo-benefício, pois seu preço está entre 500 a 700 reais.

Janome 2008

Janome 2008

Ideal para iniciantes na área de costura e acabamentos. Possui quatro pontos de costura, incluindo um caseador de quatro passos e automático. É simples de manusear, rápida e resistente, além de ter um ótimo custo benefício com o seu preço entre 500 a 800 reais.

Brother SQ 9000

Brother SQ 9000

Essa é a máquina com mais mimos de toda lista. Contém 80 pontos, incluindo utilitários, decorativos, tradicionais, quilting, oitos estilos de caseado e uma fonte. Além de vir com uma mesa extensora e acessórios especiais de quilting. Seu preço vai de 1600 a 1900 reais.

Capa Flip

Máquinas & Equipamentos

Acesse a versão impressa.

Experimente anunciar GRÁTIS

Anunciar pelo site ANUNCIAR

ou

Por telefone 85 3254.1010