Especial Natal

Como montar o seu natal

Saiba todos os detalhes para organizar o seu natal da melhor forma possível

 A tradicional festa de natal é muito importante para grande parte das famílias, no entanto, até chegar à data, o responsável pela organização do evento, precisa estar atento a vários detalhes. Por isso, a cerimonialista, Karina Nogueira Uchôa, alerta: “Comece a planejar o quanto antes, já que, se for o caso de alugar um espaço, é necessário que seja com antecedência. Apesar do mercado de buffets está bem disponível, e hoje, você pode encontrar boas ofertas em compras coletivas.”

Quanto às obrigações dos anfitriões, a especialista dá dicas para organizar a comemoração: “A primeira coisa a ser fazer é verificar o número das pessoas que estarão no dia, para saber se o ambiente está adequado com quantidade de convidados, e também para alugar as mesas e as cadeiras. Outro detalhe que você tem que saber, é de quem fuma ou não, e reservar um local com sinalização para os fumantes. Dependendo da quantidade de crianças, pode haver um espaço para elas, com brinquedos e pula-pula. Uma situação que pode ser complicada é a distribuição das mesas, se a família possui algum tipo de conflito, para evitar constrangimento, colocar placas para separar os grupos de pessoas pode resolver o problema.”.

Comece a planejar o quanto antes, já que, se for o caso de alugar um espaço, é necessário que seja com antecedência.

Karina Uchôacerimonilista

Para estabelecer o clima natalino, a decoração é de grande importância, “usar vermelho, verde, branco, dourado ou prata é o ideal. A árvore de natal é o principal item, pode-se usar uma branca ou verde e enchê-la de enfeites”. 

 

Comidas e bebidas
A comemoração de natal costuma ser muito farta e saborosa, por isso é uma questão que deve se ter cuidado. Karina dá indicações sobre o cardápio da festa: “As comidas típicas como peru, chester, tender e presunto são indispensáveis. Para o acompanhamento, o arroz de dois ou três tipos, saladas e farofa. Para a entrada, salgados de forno e comidinhas em pequenos potes, como escondidinho de carne ou legumes.” 

A quantidade de comida é outro fator que o anfitrião deve se preocupar, a cerimonialista recomenda: “se houver salgadinhos, pode separar 12 unidades por pessoa, uma torta, conta-se dois pedaços por convidado. Carnes, aves e peixe, meço 200g, massas recheadas, em torno de 150 a 200g, e o arroz deve ser em média 400g para cada um.”  

Quanto às bebidas alcoólicas, a especialista aponta. “Evite oferecer muito álcool no dia, no entanto, se houver, indico vinhos, uísque, espumantes, dependendo orçamento da família, coquetéis, o organizador pode contratar uma empresa que trabalha com drinques, outra opção é aprender a fazer na internet e montar os seus próprios.”

Dinâmicas natalinas

Neste momento de reunir amigos e família, é fundamental criar momentos divertidos e de união para que a data seja memorável. Por isso, a cerimonialista, Karina Uchôa, sugere algumas dinâmicas na festa de natal. Dependendo da família, criar um momento para fazer uma oração e um agradecimento, que envolva a religião dos presentes. Também, há os tradicionais amigos secretos, e para deixar mais divertido, o amigo da onça é uma ótimo opção.

Programas natalinos

Em dezembro, Fortaleza se ilumina para receber um clima bem diferente do que vemos no resto do ano. O Natal não muda apenas o coração das pessoas, mas também as programações culturais na cidade. Veja o que trazem alguns shoppings da capital cearense.

Visitação ao Papai Noel e brinquedos de Natal
No shopping Riomar Fortaleza, o Papai Noel está disponível para fotos no piso L1 até o dia 24 de dezembro. Ainda em clima natalino, o local está com uma decoração assinada por Cecília Dale. Toda a família pode, ainda, se divertir com passeio em jipe elétrico, brinquedo que realiza percurso dentro da estrutura da Cidade do Papai Noel, no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Já na Praça de Eventos, a magia fica por conta de vila natalina inspirada na cidade do Papai Noel, com capelinha, chafariz e padaria. No piso L2, o consumidor pode apreciar um presépio.
Serviço
RioMar Fortaleza
Data: até o dia 24 de dezembro.
Horário: a partir das 10h.
mas também as programações culturais na cidade. Veja o que trazem alguns shoppings da capital cearense


Oficinas natalinas para crianças
Na época de férias, deixar as crianças ocupadas com atividades interessantes e ainda no clima do Natal são boas pedidas. O North Shopping de Fortaleza está oferecendo diversas oficinas gratuitas na Praça de Alimentação do 3º piso. Nos dias 7, 14, 21 e 28 de dezembro, os pequenos terão: oficina de árvores decorativas para mesas, tiaras com símbolos do Natal, porta lápis com a temática de Natal e miniguirlandas. Para participar, basta fazer a inscrição por meio e-mail, enviando dados para marketing@northshoppingfortaleza.com.br.
Serviço
North Shopping Fortaleza
Datas: 7, 14, 21 e 28 de dezembro.
Horário: 17h.


Carrossel de Natal

A decoração natalina do shoping Iguatemi segue até o fim de dezembro, com cinco ambientes decorados no tema Carrossel de Natal. Toda a ambientação é assinada por Cecília Dale.
Na Praça de Convivência da Expansão, funciona o Carrossel do Papai Noel, onde as crianças podem brincar gratuitamente montadas nos cavalos encantados em um ambiente que remete ao Polo Norte. Na Praça Central, a criançada embarca gratuitamente no trenzinho do Papai Noel. Outro ambiente que recebe a decoração natalina é a Praça do Telão, em frente à loja Centauro, onde está montado um palco para as apresentações da Arena Iguatemi no Natal. Finalizando os ambientes, o tradicional presépio fica retratado na Praça do Mini Shopping, com os personagens e elementos que fizeram parte da história mais importante do mundo cristão, o nascimento do menino Jesus.
Serviço
Shopping Iguatemi de Fortaleza
Data: até o dia 31 de dezembro.
Horário: das 10h às 22h.
Entrada: gratuita.

Capa Flip

Especial Natal

Acesse a versão impressa.

Quer Anunciar?

Anunciar pelo site ANUNCIAR

ou

Por telefone 85 3254.1010