Dicas para se apaixonar

Compartilhar momentos especiais ajudam a fortalecer os afetos. Especialistas dão dicas de como manter a relação em alta no Dia dos Namorados

Por Rômulo Costa

Celebrar a relação, compartilhar bons momentos e demonstrar os afetos são alguns dos segredos que garantem a longevidade de uma paixão. Em datas especiais, como o Dia dos Namorados, esses sentimentos passam a ser ainda mais valorizados, porque é mais uma chance de falar e viver o que se sente pelo outro.

Na hora de comemorar, o importante é garantir que os dois estejam à vontade. "Não existe programa ou presente perfeito, cada casal encontra sua própria forma de expressar seu carinho", explica a sexóloga Zenilce Bruno, que também é articulista do O POVO.

Para a terapeuta de casais Márcia Cipriano, o casal deve observar o que conecta os dois. "Podemos inovar criando presentes que representam a relação sem esperar necessariamente o elogio e a satisfação do outro", sugere.

Pedimos às duas especialistas que dessem dicas de programações e presentes para celebrar a data de uma maneira divertida e saudável para a relação. O resultado é que você, seja optando pelo tradicional ou pelo alternativo, tem de encarar a data como um momento de parceria com quem ama.

Olho no olho

Uma boa conversa a dois, em um ambiente que favoreça esse momento, pode ser uma chance para fortalecer a conexão entre vocês. Relembre os restaurantes que já visitaram e marcaram os dois. Você pode também organizar um jantar especial para o seu par em casa para deixar o momento ainda mais íntimo.

Clássico não desanima

Símbolos já consagrados do romantismo ainda podem impressionar. Flores, bilhetes espalhados pela casa e café da manhã na cama são sinais de que você se importa com quem divide a vida e os bons momentos dela. Isso demonstra cuidado com o seu par e amplia os afetos.

Ao ar livre

O contato com a natureza pode oferecer um clima de ainda mais intimidade entre vocês. Procure espaços pela Cidade que possam aflorar esse romantismo. Boas opções são a trilha do Parque Ecológico do Cocó ou até mesmo um passeio por uma praia que vocês nunca foram. O friozinho da serra de Guaramiranga também pode ser uma alternativa aconchegante.

Presentes inovadores

Inovador não quer dizer caro. Essa é a chance de você mostrar que realmente conhece o seu amor. Com isso, você vai deixar claro o tamanho da intimidade entre os dois. Faça caixas com pequenas lembranças de vocês, selecione fotos e escreva mensagens de carinho. Dizer o quanto ama nunca é demais.

Surpreenda

Se vocês já estão juntos há mais tempo, busque programações que nunca fizeram. Lembra daquela viagem que vocês programaram e até hoje puseram em prática? Talvez essa seja a chance de acontecer.

Demonstre sentimento

Não deixe que a data fale por si. Demonstrar o sentimento é uma das mais valorosas maneiras para não deixar a paixão esfriar. Então, diga o quanto ama usando as próprias habilidades. Se sabe tocar um instrumento musical, mostre uma música para o seu par. Se falar não for o forte, tente escrever sobre o que sente. Isso fortalece o momento de vocês.

A hora de impressionar

Organizar os programas, pensar em saídas ou até subverter os planos podem deixar o Dia dos Namorados ainda mais especial

Por Rômulo Costa

Além de lugares e sabores, existem outros atrativos para quem espera comemorar o Dia dos Namorados de um jeito inesquecível. A felicidade de estar junto ganha vida em um dia especial. Para isso, você pode buscar caminhos que subvertem o óbvio. Veja algumas indicações para deixar o período ainda mais único:

1. Se você tiver tempo, encontre maneiras de celebrar a data em vários momentos do dia. Dormir e acordar junto pode ser um bom programa.

2. Priorize a conversa. Locais muito barulhentos podem afastar os dois.

3. Se for sair para algum restaurante ou motel, lembre-se de reservar antes. Assim, vocês evitam frustrações

4. Não tenha medo de mudar os planos. Se der vontade de fazer um dia completamente diferente do planejado, arrisque-se.

5. Antes de fazer uma surpresa, certifique-se se o seu par gosta mesmo de ser surpreendido.

6. Pense em presentes que possam ser aproveitados pelos dois. É mais uma oportunidade de dividir as horas
 

Mais um dia para o amor

Demonstrações de afetos têm de ser uma prática cotidiana para garantir a chance de se apaixonar de novo e sempre. O Dia dos Namorados traz esse recado para quem ama

Por Rômulo Costa

A rotina e as obrigações do dia a dia podem sufocar sentimentos e transformar o colorido do começo do namoro em algo monótono. Acontecimentos como o Dia dos Namorados funcionam como um alerta de que, para as alegrias de um relacionamento continuarem vivas, é preciso celebrar e vivenciar afetos. Essa prática, segundo especialistas, deve ser algo presente nas relações e não relegadas apenas a dias especiais, como o aniversário de namoro e o Dia dos Namorados.

A psicóloga e sexóloga Zenilce Bruno, também articulista do O POVO, afirma que as datas comemorativas deixam os sentimentos à mostra, permitindo que as pessoas fiquem mais sensíveis ao tema. Isso, segundo ela, pode ser a oportunidade para os namorados dividirem com seus pares os sentimentos "atropelados pelas preocupações e desencantos". Mas é preciso mais.

"Um dia por ano não será suficiente para manter nenhuma relação amorosa, digamos que essas datas sirvam para sensibilizar e estimular um novo período mais festivo", defende. Zenilce diz que o ritual com presentes e momentos a dois são importantes para o fortalecimento do amor, mas a maneira como o afeto é demonstrado é o que faz a diferença.

Essa visão é partilhada pela terapeuta de casal Márcia Cipriano. Ela acredita que o caminho para uma relação madura e saudável está no equilíbrio entre os afetos e a liberdade de cada um dos namorados. E os momentos de ternura, proporcionado pelas datas especiais, devem ser atitudes cotidianas.

"A cada dia devemos conquistar o nosso amor. Aquecer a relação é estar conectado ao outro, desejar ficar junto do outro, olho no olho, um beijo ao acordar, frases apreciadoras, fazer amor matinal, presentinhos de surpresa, são atitudes que fazem parte de uma conquista diária e que nutre a relação", ensina.

Capa Flip

Dia dos Namorados

Acesse a versão impressa.

Quer Anunciar?

Anunciar pelo site ANUNCIAR

ou

Por telefone 85 3254.1010